A biossegurança é a prática mais barata e efetiva para o controle das enfermidades. Nenhum programa de prevenção de enfermidades pode funcionar sem sua aplicação.

Para que se alcance o resultado positivo, desejado e esperado, é indispensável que, sem exceção, cada uma das pessoas que, direta e indiretamente, estejam envolvidas com a criação de aves e seus produtos, tenham, no mínimo, conhecimentos básicos do que seja a Biossegurança e sua importância.

Como evitar entrada de doença?

A entrada de doença ou presença de um patógeno (agentes causadores de doença) se dá de acordo com as inter-relações entre o ambiente, o hospedeiro e o próprio patógeno que deve ser evitado como uma forma de garantir a saúde humana e animal dentro do processo produtivo. Portanto, um ambiente controlado, limpo e com baixo desafio ambiental, saudável, é o que se espera num empreendimento de exploração animal.

Somai Alimentos

A empresa se preocupa com a saúde e bem estar das aves, clientes,funcionários e fornecedores, e coloca em prática o plano de biossegurança, que visa garantir o bom funcionamento e assegurar um ambiente saudável dentro da empresa com a certeza de oferecer um produto de qualidade.

Num plano de biossegurança vários pontos devem ser observados e respeitados, já que desvios nos procedimentos preestabelecidos podem colocar em risco a sua eficácia.

Pontos de Biossegurança na Somai Alimentos

Isolamento
A região onde está situada a Somai não apresenta grande potencial de risco de problemas sanitários por não existirem outros estabelecimentos de avicultura na região e por não ser rota migratória de número significativo de aves. Isso faz com que o desafio de campo e a diversidade de patógenos (agentes causadores de doença) sejam baixos.

Entrada de visitantes
Todos os visitantes das áreas com presença de aves preenchem formulário próprio, usam jaleco e bota plástica, além de ser acompanhados por representantes da Somai. Pessoas que tiveram contato com aves nos 3 últimos dias são proibidas de visitar a Somai, com objetivo de impedir a contaminação do ambiente e das aves.

Os carreteiros que buscam esterco não devem descer de seus veículos a não ser que observem as condições acima. Exceção aos que vão a galpões vazios.

Estagiários e prestadores de serviços longos devem utilizar uniformes da empresa.

Entrada de veículos
Os veículos não pertencentes à empresa são proibidos de ultrapassar os limites das áreas limpas – rodolúvio (granjinha) e fábrica (produção). Em caso de extrema necessidade, um funcionário responsável autoriza a entrada.

Entrada de aves na granja
As aves que entram na granja têm procedência garantida e passam por exames, além de bacteriológico para as Salmonelas de interesse em saúde pública.

Qualidade da água
A água que as aves tomam, passam por exames bacteriológicos e físico-químicos periodicamente.

Qualidade da água
A água que as aves tomam, passam por exames bacteriológicos e físico-químicos periodicamente.

Entrada de equipamentos e insumos
Veículos que trazem equipamentos e insumos de fora da granja são desinfetados e no caso do descarregamento ocorrer nas granjas o motorista não deve descer do veículo.

Trânsito interno de veículos
Os veículos próprios da empresa passam pelo rodolúvio sempre que retornam à empresa.

Limpeza e desinfecção
Os galpões de alojamento são lavados e desinfetados a cada saída de lote. Os desinfetantes são testados periodicamente.

Vazio sanitário
Os galpões de alojamento permanecem vazios pelo prazo mínimo de uma semana.

ALL IN – ALL OUT (Todos dentro, todos fora)
Todas as aves alojadas em um núcleo são alojadas e retiradas num curto espaço de tempo, impedindo que haja grande discrepância de idades das aves em um mesmo núcleo.

Isolamento de fases
As aves são separadas fisicamente pela fase da vida. Impedindo a transmissão de patógenos (agentes causadores de doença) entre as diferentes fases.

Qualidade de matéria prima
As matérias primas das rações são analisadas tanto físico-química como análise microbiológica. Os fornecedores de matérias primas são visitados pela equipe técnica da empresa periodicamente, a fim de avaliar a qualidade do produto.